O TikTok anunciou o lançamento de sua própria plataforma de marketing e distribuição de músicas chamada SoundOn. A ideia é permitir que artistas enviem suas músicas diretamente para o TikTok e para o serviço de streaming musical da ByteDance, o Resso. A plataforma deve oferecer integração com outros apps de streaming, como Apple Music, Spotify, Pandora, Deezer e Joox (da Tencent).
A distribuição dos sons será gratuita e não haverá aplicação de nenhuma taxa de transação neste momento. O SoundOn pagará 100% dos royalties aos artistas por tempo ilimitado nas plataformas de propriedade da ByteDance — TikTok, Resso (Brasil, Indonésia e Índia) e CapCut.
Para as concorrentes de streaming global, o pagamento será de 100% no primeiro ano do artista no SoundOn, mas cairá para 90% no segundo ano e assim sucessivamente. Não está claro se esse percentual chegará a zero algum dia ou se gigante chinesa pretende estabelece um valor mínimo de corte.
A plataforma SoundOn estava em fase de testes desde outubro de 2021, mas agora está totalmente disponível no Brasil, Estados Unidos, Indonésia e Reino Unido. Não há dados sobre quantos artistas e criadores já usam o serviço desde o período experimental, mas é provável que esse número comece a crescer a partir de agora.
O TikTok é mais que uma mera rede social e já exerce forte influência na indústria musical. Várias das faixas populares por lá acabam no topo das paradas da Billboard. Aqui no Brasil, há músicos e banda que saíram do anonimato graças ao sucesso nos vídeos.
Fonte: TechCrunch
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