O governo japonês foi atingido no bolso por um problema incomum – seus jovens não estão bebendo o suficiente.
Desde o início da pandemia, bares e outros estabelecimentos que vendem álcool foram duramente atingidos pelas restrições da Covid-19, fazendo com que as vendas – e as receitas de impostos sobre bebidas alcoólicas – caíssem na terceira maior economia do mundo.
A solução do governo? Lançar um concurso para encontrar novas maneiras de incentivar os jovens a beber mais.
A campanha “Sake Viva!”, supervisionada pela Agência Nacional de Impostos, convida os participantes a apresentarem ideias sobre como “estimular a demanda entre os jovens” por álcool por meio de novos serviços, métodos promocionais, produtos, designs e até técnicas de vendas usando inteligência artificial ou o metaverso, de acordo com o site oficial da competição.
“O mercado doméstico de bebidas alcoólicas está encolhendo devido a mudanças demográficas, como o declínio da taxa de natalidade e o envelhecimento da população, e mudanças no estilo de vida devido ao impacto da Covid-19”, disse o site, acrescentando que a competição visa “atrair a geração mais jovem … para revitalizar a indústria”.
O concurso inclui ideias promocionais para todos os tipos de álcool japonês, com inscrições abertas até 9 de setembro. Os finalistas serão convidados para uma consulta com especialistas em outubro, antes de um torneio final em novembro em Tóquio. O vencedor receberá apoio para que seu plano seja comercializado, de acordo com a Receita Federal.
Mas nem todos estão a bordo, com a concorrência e a agência fiscal recebendo críticas de algumas pessoas online.
“Você está brincando comigo?”, escreveu um usuário do Twitter. “Ficar longe do álcool é uma coisa boa!”.
Outros apontaram que parecia inapropriado que uma agência do governo incentivasse os jovens a beber, e parecia que a campanha não havia considerado riscos à saúde ou sensibilidade em relação às pessoas que lidam com o alcoolismo.
Um porta-voz do ministério se recusou a comentar sobre a concorrência da agência fiscal quando contatado pela CNN.
Promessa do pagode, Pedro Mussum inova com seu 1º audiovisual “Identidade”
Oasis: Liam Gallagher faz menção a Noel Gallagher na turnê de 30 anos de “Definitely Maybe”
O funk ganhou o mundo? Artistas gringos investem cada vez mais no ritmo brasileiro!
MC Daniel cancela show por falta de estrutura, mas festa rebate: “Inventa outra”